Resenha de Névoa feita pelo blog Poesias, prosas e algo mais

Terminando a semana com resenha de Livro Nacional que eu recebi em parceria com a autora Alice Von Amerling. Quando a autora entrou em contato comigo a primeira coisa que me chamou a atenção na sinopse do livro foram os conflitos internos com que a personagem principal lida e a sua paixão pelas artes. Confiram se o livro me agradou tanto quanto.

“Névoa” vai contar a história de Anna Christie que nasceu na Inglaterra do século XVIII e nessa época foi transformada. Hoje ela é uma vampira. Existencialista por natureza ela sofre diversos conflitos internos, além do tédio em se viver por tanto tempo. Tudo isso acaba sendo amenizado por sua paixão pelas artes: livros, pinturas e acima de tudo o cinema.

Seus amigos preocupados com seu isolamento a convencem a voltar a estudar em uma instituição educacional. Ela volta ao colegial, por que por mais que ela tenha muito mais de cem anos, ela aparenta ter dezoito.  Logo conflitos de tecnologia (a qual ela é avessa), gostos e pensamentos surgem entre seus novos colegas, e em um dia comum ela lê uma notícia no jornal que lhe chama a atenção.

livro

Corpos sem sangue são encontrados pela polícia e Anna começa a investigar o ocorrido por conta própria. Algumas descobertas trarão sérias consequências e tudo poderá mudar.

“Névoa” tem uma atmosfera sombria e gótica ao mesmo tempo em que traz ao leitor um certo ar de requinte. Passamos por diversos períodos da história, tanto reais quanto ficcionais, pelas vivências ao longo dos séculos da Anna e por suas descrições de seus filmes preferidos.

Há muitas citações sobre arte, literatura, séries de televisão, mas acima de tudo sobre filmes em sua maioria grandes clássicos. É uma verdadeira aula de cinema e seus bastidores. A paixão da personagem pela arte a torna uma cinéfila de fato e faz o leitor viajar pelos diversos períodos em que esses filmes foram feitos. Confesso que em algumas dessas citações pulei partes de alguns filmes que estão na minha lista, pois traz alguns spoilers e não queria saber mais, principalmente os de Hitchcock.

O mistério que surge ao longo da trama e a vida de Anna se mesclam com seu fascínio pelo cinema, pois ela sempre tem uma citação de um filme preferido que se encaixa no momento em que ela está vivendo. Os capítulos do livro são intitulados com nomes de filmes e livros que terão relação com o capítulo.

A narrativa da autora é gostosa de acompanhar, mas exige um pouco mais do leitor por ser bem detalhista. A única ressalva que tive com o livro foram alguns trechos que achei que poderiam ter sido mais concisos.

Quanto à diagramação. As folhas são amarelas e o tamanho de fonte é confortável. Apresenta alguns erros de revisão, mas que não atrapalha em nada a compreensão do texto. A capa é muito bonita e dita bem o clima do livro, assim como seu título.

Recomendo muito a leitura se você quer algo diferente e que te tire de sua zona de conforto. Também para àqueles que além de leitores assíduos, são também apaixonados por cinema, pois com certeza vão adorar o livro. O final do livro é ótimo e achei que teve tudo haver com a personalidade complexa da personagem principal.

Capítulo

Link: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2014/02/nevoa-de-alice-von-amerling.html

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s